Relatório Final da XI Conferência Municipal de Assistência Social
Tema: “20 anos do
SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”
Lema: "Construindo com união, protegendo com ação e resistindo com determinação"
RELATÓRIO FINAL
O Conselho Municipal de Assistência Social de Nova Lima
(CMAS/NL) convocou a XI Conferência Municipal de Assistência Social por meio da
Resolução CMAS/NL nº 02, de 14 de fevereiro de 2025, para estruturar o evento,
o Conselho instituiu Comissão Organizadora por meio da Resolução CMAS/NL nº 03, de 26 de fevereiro
de 2025, contando com conselheiros representantes do governo (Secretaria
Municipal de Desenvolvimento Social) e da sociedade civil (com representação
dos usuários e trabalhadores e entidades).
A Comissão realizou 06 reuniões presenciais, definindo a metodologia
da Conferência e Pré-Conferências, estratégias de mobilização e divulgação dos
eventos, artes, palestrante, facilitadores, colaboradores, Regimento Interno,
dentre outras atividades, além de manter diálogo constante através de grupo de
WhatsApp, visando agilizar as discussões e encaminhamentos sempre que
necessário.
Foram
organizadas 10 Pré-Conferências, sendo a divulgação destas e da XI Conferência
de Assistência Social, realizada para toda a rede municipal, usuários,
trabalhadores, entidades socioassistenciais, autoridades e pessoas
interessadas, contemplando a afixação de cartazes em locais de maior circulação
de pessoas, afixação de faixas pela cidade, além da divulgação por meio das redes
sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram). Foram realizadas 10 Pré-Conferências,
por segmento, com a participação de mais de 170 pessoas, considerando o total
geral de participantes, conforme tabela 01:
Pré-Conferências Municipais de
Assistência Social |
|||
Data |
Segmento |
Total de participantes do segmento |
Total geral de participantes |
20/05 |
Usuários (Nordeste) |
12 |
22 |
23/05 |
Trabalhadores do Suas |
76 |
76 |
26/05 |
Usuários (Macacos) |
06 |
11 |
29/05 |
Usuários (Noroeste) |
05 |
12 |
30/05 |
Entidades |
05 |
08 |
31/05 |
Usuários (Centro) |
10 |
18 |
01/06 |
Usuários (Água Limpa) |
00 |
01* |
01/06 |
Usuários (Cruzeiro) |
01 |
04 |
05/06 |
Governo |
15 |
15 |
07/06 |
Usuários (Norte) |
11 |
13 |
Tabela
1. Fonte: dados próprios. Secretaria Executiva CMAS-NL.
*
A Pré-Conferência do território do Cras Água Limpa foi cancelada devido à
ausência de usuários.
O gráfico abaixo apresenta dados comparativos de 2025 com as Pré-Conferências de 2019 (realizadas presencialmente), as Pré-Conferências de 2021 (realizadas virtualmente), as Pré-Conferências 2023 realizada (realizadas presencialmente), sendo possível notar a ampliação da participação da sociedade civil na XI Conferência, com um número de trabalhadores em destaque em 2025.
Gráfico 1. Fonte: dados próprios. Secretaria Executiva CMAS/NL.
A Secretaria
Executiva realizou todo o trabalho de relatoria das Pré-Conferências e elaborou
o documento com o Compilado de Propostas, que consta no Anexo 1 deste
documento. As Pré-Conferências resultaram num total de 86 propostas compiladas,
conforme tabela 2, que apresenta o quantitativo de propostas por eixo para o
Município, Estado e União.
Quantitativo de propostas oriundas das
Pré-Conferências |
|||
EIXO |
MUNICÍPIO |
ESTADO |
UNIÃO |
1-Universalização
do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades |
16 |
- |
- |
2- Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação,
Gestão Descentralizada e Valorização Profissional |
32 |
- |
- |
3- Integração de Benefícios e Serviços
Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a
Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) |
|
Durante o processo
conferencial a Secretaria Executiva encaminhou aos facilitadores e relatores
cadernos de instruções do CEAS visando afinar a organização e condução dos
trabalhos, além de preparar todo material necessário para o evento. Foram
elaboradas 08 apresentações em PowerPoint: 03 apresentações sobre o tema e
eixos, utilizadas nas 08 Pré-Conferências; 05 apresentações sobre o tema e
eixos, com o compilado das propostas, para os trabalhos dos painéis temáticos.
Além de incluir em pendrives
normativas afetas à Conferência, resumo dos eixos temáticos constando objetivo
de cada eixo, compilado de propostas das Pré-Conferências, etc.
A abertura do evento foi realizada dia 11/07/2025 na Escola Ana do
Nascimento e contou com a presença de 204 participantes. Considera-se aspecto
positivo de participação. A Mesa de Abertura foi composta pela presidente do
Conselho Letícia Fernandes Godinho, pelos conselheiros, Maria da Conceição da Silva (representante dos
usuários), Maria Ivanete Luiz dos Santos (representante dos trabalhadores),
Diego Davi Quaresma Machado (representante das entidades,) pelo Subsecretário
de Desenvolvimento Social, Nelson Fernandes Maure Carvalho, a Subsecretária do Estado de
Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Mariana de Resende Franco, o vereador
Danúbio de Souza Machado, representando a Câmara de Vereadores e pelo
Secretário de Desenvolvimento Social, Matheus Couto Bastos Abalém. Na
sequência, a presidente do CMAS/NL, a senhora Letícia Fernandes Godinho fez uma
breve fala agradecendo aos presentes e declarou aberta a XI Conferência
Municipal de Assistência Social de Nova Lima. Em seguida, todos que compuseram
a mesa tiveram um momento de fala.
A Palestra Magna
foi proferida pela assistente social, conselheira no Conselho Estadual de
Assistência Social – CEAS e diretora da Regional Sedese Timóteo, Érica Pereira Alves Beltrame e o assistente social e
conselheiro estadual de Assistência Social, pelo segmento de usuários, Matheus
Borges Gonçalves, que destacaram a importância da participação dos usuários,
trabalhadores e entidades na construção do SUAS, apontando conceitos sobre a
Proteção Social enfatizando os eixos temáticos da XI conferência da Assistência
Social. A Sra. Érica destacou ainda a importância da participação dos usuários
e do trabalho dos servidores na mobilização, além da garantia das seguranças
socioassistenciais.
Destaca-se ainda,
as falas em prol da realização de concurso público e educação permanente.
No sábado dia
12/07/2025 foi dada continuidade aos trabalhos da XI Conferência e o
credenciamento foi realizado até às 12 horas. Credenciaram-se 131 delegados no
total, sendo: 07 convidados; 73 trabalhadores da área; 13 entidades; 15
representantes do governo; e 23 usuários do SUAS.
Vale lembrar que a VIII Conferência contou com um total de 180
participantes nos dois dias, a IX Conferência (realizada virtualmente) contou
com um total de 210 participantes nos dois dias de evento, a X conferência
contabilizou-se o número de 372 participantes nos dois dias de trabalho e em
2025 contou com a presença de 335 participantes nos dois dias.
Os trabalhos da manhã de sábado foram iniciados com a acolhida aos
participantes realizada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de
Vínculos da entidade Circo de Todo Mundo. Na sequência, a conselheira Maria
Ivanete proferiu a leitura e, posterior, aprovação do Regimento Interno da XI
Conferência Municipal de Assistência Social de Nova Lima, que deliberou pela
alteração do Capítulo III, art.6º, item III, onde se lê “Convidados (outras
políticas)”, passou a “convidados não possuem direito a votos (outras
políticas)”.
Em seguida, a mesa
foi composta para o “Ato de Conferir”. O Subsecretário de Desenvolvimento
Social Nelson Maure fez uma breve explanação sobre os avanços da Política de
Assistência Social nos últimos anos. Os delegados presentes levantaram questões
sobre a importância da contratação de um profissional advogado para o CREAS,
bem como a urgência de haver concurso público. Na sequência, Letícia,
presidente do CMAS-NL apresentou a prestação de contas do mandato biênio
2023-2025 do CMAS/NL, além da avaliação do cumprimento das deliberações da X
Conferência de Assistência Social. As tabelas 4 e 5 apresentam uma síntese do
ato de conferir.
Deliberações - X Conferência Municipal de
Assistência Social de Nova Lima |
|||
Eixo |
Deliberação |
Ente |
Cumprimento |
1 |
Estabelecer, em lei municipal,
a destinação de percentual mínimo de 7,5% do orçamento para a Assistência
Social, assim como já ocorre com as políticas públicas de Educação e Saúde
(que possuem, respectivamente, percentual mínimo de 25% e 15% do orçamento). |
Município |
Não cumprida |
Prever nas peças orçamentárias
recursos para a realização de concurso público, além de ampliar na Lei
Municipal o quantitativo de servidores, visando ampliar as equipes da
Assistência Social (advogado, assistente social, psicólogo, assistente
administrativo, recepcionista, etc), considerando a expansão dos serviços,
programas, projetos e benefícios nos últimos anos e a demanda de continuidade
da ampliação das ofertas. |
Não cumprida |
||
2 |
Ampliar a divulgação (por meio
de faixas, cartazes, outdoor, rádio, televisão) do Conselho Municipal de Assistência
Social e da Conferência Municipal nos territórios, utilizando estratégias de
comunicação (criação de personagens; cinema animação; construção de roteiro
claro com linguagem esclarecedora sobre pontos mais importantes da Política
de Assistência Social; divulgação pelo celular e WhatsApp) e informando a
sociedade civil sobre cumprimento das deliberações da Conferência. |
Município |
Não cumprida |
Que o CMAS desenvolva ações de
articulação e mediação, por meio de comissão com um membro de cada categoria
profissional, junto ao Executivo e Câmara para a valorização dos servidores
da Política de Assistência Social para equiparação salarial entre
trabalhadores com a mesma função e fortalecimento da Gestão do Trabalho, para
que sejam realizadas ações de escuta e qualidade de vida no trabalho. |
Não cumprida |
||
3 |
Realizar reuniões com os
usuários, entidades, trabalhadores e representantes de outras secretarias
municipais para discutir sobre participação social e direitos, dialogando
sobre SUAS e demais políticas, mantendo a avaliação e monitoramento constante
e garantindo o acesso ao usuário (transporte, horário diversificado,
descentralização, etc). |
Município |
Cumprida
parcialmente |
Fomentar a criação de Fórum
Permanente Intersetorial de Políticas Públicas, visando a articulação entre
as Secretarias Municipais, de modo a contribuir com a integração do trabalho
com reuniões periódicas, buscando discutir a política de forma intersetorial
com a criação de fluxos e protocolos. |
Cumprida parcialmente |
||
4 |
Garantir a universalização dos
serviços socioassistenciais através da aplicação do horário de atendimentos
em período noturno e/ou finais de semana de acordo com as especificidades de
cada território, levando em consideração os marcadores de gênero, raça,
etnia, diversidade sexual, pessoa com deficiência, pessoa em situação de rua,
integrantes e outros, capacitando os profissionais e fortalecendo os
trabalhos com os grupos de usuários para discutir temas de interesse da
população (benefícios eventuais, gravidez na adolescência, saúde, saúde
mental, álcool e outras drogas.) |
Município |
Não cumprida |
Reordenar
o Serviço de Acolhimento Institucional (garantindo o atendimento das crianças
e adolescentes em grupos de até 10 acolhidos em casas lares), contemplando a
implantação de Serviço de Família Acolhedora e ampla divulgação do Programa
de Apadrinhamento Afetivo, bem como a capacitação das famílias com interesse
em apadrinhar. |
Não cumprida |
||
5 |
Promover a articulação entre
serviços, benefícios e políticas setoriais visando garantir a eventualidade
na oferta dos benefícios no contexto do Serviço de Proteção e Atendimento
Integral à Famílias (PAIF) e Serviço de Atendimento Especializado a Famílias
e Indivíduos (PAEFI). |
Município |
Cumprida
parcialmente |
Garantir o acesso ao benefício
do aluguel social para famílias que residam de aluguel que tiveram o imóvel
locado afetado em situações de calamidade e emergência, mediante avaliação
socioeconômica, por um período de 06 meses, podendo ser reavaliada a
concessão por até 12 meses. |
Não cumprida |
Tabela 4. Fonte: levantamento da
Secretaria Executiva CMAS/NL – dados da XI Conferência.
RECOMENDAÇÕES |
Cumprimento |
Majorar nas peças orçamentárias
a previsão de orçamento para construção e/ou aquisição de equipamentos
próprios para a Política de Assistência Social, garantindo o espaço físico
necessário (mais salas para atendimento, sala própria para atividades lúdicas
de atendimento às crianças, salas para atividades coletivas) em local de
fácil acesso para a população, garantindo a acessibilidade para pessoas com
deficiência, em conformidade com as normativas do Suas. |
Cumprida |
Garantir isonomia de salários
entre os trabalhadores do Suas das entidades em relação aos servidores da
Prefeitura, visando a continuidade do trabalho e a desprecarização da oferta
dos serviços, programas e projetos executados por meio das entidades. |
Não cumprida |
Contratar consultoria para a
gestão com o objetivo de elaborar a previsão de custos para o financiamento
do Suas, compatibilizando os custos com os resultados previstos no Plano
Municipal de Assistência Social, para se gerenciar a eficácia e efetividade
dos programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais; |
Não cumprida |
Ampliar as reuniões
descentralizadas do CMAS e promover a criação de Comissões Locais de
Assistência Social (CLAS), com atividades voltadas à participação, e
integração ao planejamento das atividades dos Centros de Referência de
Assistência Social (Cras). |
Não cumprida |
Contratar consultoria para a
gestão com o objetivo de elaborar a previsão de custos para o financiamento
do Suas, compatibilizando os custos com os resultados previstos no Plano
Municipal de Assistência Social, para se gerenciar a eficácia e efetividade
dos programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais |
Não cumprida |
Ampliar as reuniões
descentralizadas do CMAS e promover a criação de Comissões Locais de
Assistência Social (CLAS), com atividades voltadas à participação, e
integração ao planejamento das atividades dos Centros de Referência de Assistência
Social (Cras). |
Não cumprida |
Capacitar os profissionais para
o atendimento à população de forma mais humanizada e para a participação
social. |
Cumprida |
Discutir a Resolução de
benefícios, visando avaliar a adoção de cartão alimentação em substituição à
cesta básica e de legumes ou cestas com quantidades e produtos diferentes
(para famílias menores com duas pessoas e famílias maiores, acima de duas
pessoas, respeitada a necessidade de existência de produtos específicos para
pessoas com restrição alimentar). |
Cumprida
parcialmente |
Ampliar o quadro de recursos
humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semds) por meio de concurso
público, com o objetivo de contribuir com a valorização do trabalho e a
qualidade dos serviços prestados, evitando a precarização dos serviços, do
trabalho e o adoecimento profissional, reestruturando a Gestão do Trabalho,
de modo a realizar as competências previstas na Norma Operacional Básica dos
Recursos Humanos (educação permanente, acolhimento humanizado, etc.). |
N ão cumprida |
Criar ou contratar um
profissional de nível médio (com função de mobilizador social) para cada Cras
para auxiliar na divulgação dos eventos e ações coletivas do Suas. |
Não cumprida |
Fortalecer a Inclusão Produtiva através da
ampliação da equipe e da articulação com outras Secretarias, retomando as
ações descentralizadas no Cras e Centros de Referência Especializados de
Assistência Social (Creas) de forma a priorizar o público da Assistência
Social, considerando as especificidades das pessoas em situação de rua,
pessoas idosas, pessoas LGTBQIAPN+, e as questões de saúde mental. |
Não cumprida |
Fortalecer os serviços de apoio
às pessoas em situação de rua quando findado o prazo de permanência na Casa
de Passagem, em transversalização com as políticas de outras Secretarias,
visando contribuir com o processo de saída das ruas e garantir habitação
digna através da implantação do Serviço de Acolhimento em República. |
Cumprida |
Aumentar o acompanhamento
familiar e a divulgação do Paif, ampliando a realização de visitas
domiciliares e busca ativa visando identificar as famílias invisíveis para
que estas acessem os serviços e benefícios da Política de Assistência Social,
garantindo transparência e acesso à informação sobre os dados dos serviços,
programas e projetos ofertados. |
Não cumprida |
Implantar
o Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência
e idosas e o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com
Deficiência, Idosas e suas Famílias. |
Não cumprida |
Regulamentar em lei os itens
benefício de auxílio alimentação nas modalidades cesta básica (aumentar a
qualidade dos itens: arroz tipo A inteiro; café; feijão tipo A inteiro;
acrescentar itens de higiene e limpeza, como escova de dentes e papel
higiênico e desinfetante, diminuir a quantidade de buchas; e garantir a
avaliação técnica para aumentar a quantidade de alimentos para as famílias
mais numerosas) e cesta de legumes (fornecer alimentos de qualidade). |
Não cumprida |
Ofertar o benefício de auxílio
natalidade em pecúnia, desde que o valor seja compatível com o poder de
compra dos itens, visando assim, a autonomia das usuárias e fomento do
comércio local. |
Não cumprida |
Garantir o acesso ao benefício
do passe social conforme a tarifa real praticada no município, contemplando
inclusive a maior tarifa existente. |
Não cumprida |
Tabela 5. Fonte: levantamento da
Secretaria Executiva CMAS/NL – dados da XI Conferência.
A técnica do Cras
Noroeste Edleusis relatou no momento das apresentações as seguintes falas:
● Servidora Dulce traz uma observação que desde de 2009 nas
Conferências, apresenta como deliberação
edital para concurso público e propõe uma especificação mais clara nas
deliberações.
Pois houve ampliação na contratação de servidores, mas não através de
concurso.
● Nelson pontua sobre a importância de um melhor foco na
especificação nas deliberações para que se possa obter melhores resultados.
● Servidor Geraldo traz sua inquietação referente às
deliberações não cumpridas. Se a Gestão retorna nas
deliberações que não foram cumpridas para uma melhor análise.
● Letícia pontua que muitas deliberações não dependem somente
da Secretaria em si e que há desafios com envolvimento de outras políticas.
● Servidor Flavio traz observação sobre a não conclusão do Cras e com isso não vê como concluída.
● Letícia esclarece que a peça orçamentária foi majorada.
● Nelson apresenta que a proposta de isonomia salarial entre
servidores e parcerias está em construção, por exemplo, com o Chamamento para a
Parceria da Implantação de Família Acolhedora.
● Dulce pontua que para além do não concurso público houve
uma precarização do servidor público e com isso os trabalhadores se apresentam
adoecidos e desanimados.
● Flavio reitera a fala de
Dulce e que a Gestão do Trabalho não efetua de fato sua função e sim uma extensão
do RH Central.
● Letícia declara que muitas das deliberações, parte delas
são cumpridas e outras não, por isso a importância da especificação das
propostas.
● Robson apresenta sua insatisfação referente a manutenção da
casa de Residência Inclusiva e reitera a disponibilidade de vagas para deficientes.
● Na Recomendação de Regulamentar em lei os itens benefício
de auxílio alimentação nas modalidades cesta básica (aumentar a qualidade dos
itens: arroz tipo A inteiro; café; feijão tipo A inteiro; acrescentar itens de
higiene e limpeza, como escova de dentes e papel higiênico e desinfetante,
diminuir a quantidade de buchas e, garantir a avaliação técnica para aumentar a
quantidade de alimentos para as famílias mais numerosas) e cesta de legumes
(fornecer alimentos de qualidade), Dulce
apresenta que a deliberação está parcialmente cumprida diante a melhoria da
qualidade e inclusão de itens cesta básica e legumes. Após votação, 34 pessoas não concordam diante ainda não está
regulamentada em lei e 19 pessoas concordam de estar parcialmente cumprida.
Na sequência foi dado início aos trabalhos dos
painéis temáticos. Os delegados foram direcionados às salas correspondentes a
cada eixo, onde foram discutidos simultaneamente em 05 salas. Os facilitadores
fizeram uma breve contextualização acerca do processo conferencial,
apresentaram o conteúdo específico de cada eixo e promoveram uma discussão
acerca do compilado das propostas oriundas das Pré-Conferências municipais.
Durante os trabalhos, foram apresentadas novas propostas, bem como sugeridas
junção de propostas e alteração na redação. Cada grupo de trabalho resultou em até 5 propostas de deliberações
para o município; até 03 propostas de deliberação para o Estado; até 03
propostas de deliberação para a União, a serem deliberadas na Plenária Final.
Após o intervalo do almoço, foi realizada uma apresentação de
musicalização do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da entidade
ADRA.
Dando prosseguimento à Conferência, os delegados da sociedade civil se
dividiram em 03 salas, para fins de eleição dos novos conselheiros do Conselho
Municipal de Assistência Social, em conformidade com o disposto na Resolução
CMAS/NL n°17/2025 e Resolução CMAS nº 21/2025, que dispõe sobre a aprovação do
Regimento Eleitoral para Eleição dos Representantes da Sociedade Civil do
CMAS/NL para o biênio 2025-2027 e alteração do art. 15 do Regimento Eleitoral.
Durante o Processo Eleitoral os delegados questionaram o art.22 do
Regimento Eleitoral que diz:
§4º Caso não haja
entidades suficientes para compor as cadeiras do CMAS, as entidades que já
tenham cumprido dois mandatos consecutivos poderão se candidatar novamente.
§5º Os
usuários da assistência social que tenham exercido mandato por dois períodos
consecutivos poderão se candidatar novamente às vagas destinadas aos usuários,
desde que não haja novos candidatos. Havendo novos candidatos estes não poderão
participar novamente da eleição.
§6º Os
trabalhadores da assistência social que tenham cumprido dois mandatos consecutivos
poderão se candidatar novamente às vagas reservadas aos trabalhadores, desde
que não haja novos candidatos. Havendo novos candidatos estes não poderão
participar novamente da eleição.
Destacaram que a Lei Municipal nº 2877, de 16 de novembro de 2021, que
dispõe sobre a Organização da Política de Assistência Social em Nova Lima,
prevê em seu art. 28 que, “Os conselheiros do CMAS/NL terão mandato de 02
(dois) anos, permitida uma reeleição (sociedade civil) ou recondução (governo)
por igual período” e reforçaram o entendimento da lei ser soberana à resolução.
É mister informar que em relação às entidades estas podem permanecer candidatas
às novas eleições, mesmo se enquadrando no que prevê o artigo municipal, desde
que o número do CPF dos indicados pelas entidades seja diferente.
Diante disso, os delegados representantes da sociedade civil do segmento
de trabalhadores e usuários que se candidataram a eleição para o Conselho e que
se encontravam na condição prevista no art.28 da lei municipal, tiveram que
retirar a candidatura. Infere-se que por não haver um número de candidatos
suficiente para candidatura, a ocuparem as cadeiras de suplência dos segmentos
de usuários, entidades e trabalhadores, uma Eleição Extemporânea deverá ser
convocada posteriormente.
A tabela 6 apresenta a relação dos representantes da sociedade civil
eleitos como Conselheiros Municipais de Assistência Social para o próximo
mandato.
Conselheiros eleitos (mandato biênio
2025-2027) |
||
Nome |
Representação |
Condição |
Daniela Aparecida Batista Horta |
Usuários do Suas |
1ª Titular |
Adenilza Lopes de Queiroz |
2ª Titular |
|
Francisco Lourenço Araújo |
3º Titular |
|
Vacância |
1º Suplente |
|
Vacância |
2º Suplente |
|
Vacância |
3º Suplente |
|
Maria Ivanete Luiz dos Santos |
Trabalhadores do
Suas |
1ª Titular |
Dulcilene Regina Teles |
2ª Titular |
|
Diego Ferreira |
3º Titular |
|
Paula Luisa Rodrigues Dutra |
1ª Suplente |
|
Adriel Isac L. Oliveira |
2º Suplente |
|
Vacância |
3º Suplente |
|
Fabiana Nunes Silva Gonçalves
Rios (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Sudeste
Brasileira) |
Entidades
Socioassistenciais |
1ª Titular |
Beatriz Ferreira Cascarro
(Circo de Todo Mundo) |
2ª Titular |
|
Lívia Fernanda Firmino (Rede
Cidadã) |
3ª Titular |
|
Vacância |
1º Suplente |
|
Vacância |
|
2ª Suplente |
Vacância |
|
3º Suplente |
Tabela 6. Fonte: levantamento da
Secretaria Executiva CMAS/NL – dados da XI Conferência.
Na sequência, foram eleitos os delegados para representar o município de
Nova Lima na Conferência Regional de Assistência Social, conforme tabela 7.
Delegados
eleitos para a Conferência Regional Metropolitana |
||
Nome |
Representação |
Condição |
Paula Luísa
Rodrigues Dutra |
Trabalhadores |
Titular |
Maria Ivanete Luiz dos
Santos |
Titular |
|
Flávio Rogério da Silva |
Suplente |
|
Maria da
Conceição da Silva |
Usuários |
Titular |
Nilda Natividade
de Souza Lima |
Titular |
|
Vítor
Aparecido de Carvalho |
Suplente |
|
Wanderson
Dias de Oliveira |
Entidades |
Titular |
Fabiana
Nunes Silva Gonçalves Rios |
Titular |
|
Jackeline
Alves Almeida |
Suplente |
Tabela 7. Fonte: levantamento da
Secretaria Executiva CMAS/NL – dados da XI Conferência.
Encerrada a eleição deu-se início à Plenária Final. A presidente do
Conselho Letícia destacou cada eixo apresentando as propostas discutidas nos
grupos, explicando o conteúdo das mesmas e esclarecendo as dúvidas dos
delegados. O conselheiro Ludson ficou responsável por compilar as deliberações.
O Subsecretário Nelson, o Coordenador do Cras Noroeste Diego e a Secretária
Executiva Andréa auxiliaram no momento da votação.
A Plenária Final resultou em 10
deliberações para o município (02 por eixo), 05 para o Estado e 05 para União
(01 por eixo, por ente). A tabela 6 apresenta as deliberações para o município
e as propostas para Estado e União, por eixo, conforme tabela 8.
Deliberações - XI Conferência Municipal
de Assistência Social de Nova Lima |
||
Eixo |
Deliberação |
Ente |
1 |
Garantir que as Unidades de
Serviços Socioassistenciais estejam em áreas de maior vulnerabilidade e que
seus serviços sejam ofertados de forma descentralizada e na falta da
possibilidade de implementação de unidades físicas seja feita a partir de
equipes volantes (motorhome), como também descentralizar o serviços ofertados
pelo Programa de Atendimento à Pessoa em Situação de Rua para o território
Noroeste e ampliar a oferta de vagas do SCFV e do Programa Bem Cuidar. |
Município |
Criação e implementação
descentralizada do Centro Dia para pessoas idosas e deficientes, garantindo a
criação de mais uma Unidade de Residência Inclusiva. |
||
Implantar o Programa Estadual
de Educação Permanente com foco na interseccionalidade e justiça social
garantindo a participação dos usuários e dos trabalhadores. |
Estado |
|
Reestruturação, reavaliação da
NOB/RH SUAS com o objetivo de ampliar as equipes das unidades de serviços
socioassistenciais. |
União |
|
2 |
Construir e executar o Plano de
Educação Permanente, visando ofertar Capacitação Continuada para
trabalhadores, gestores, entidades e usuários contemplando todos os
territórios, além de retomar a Supervisão Técnica. |
Município |
Realizar novo concurso público
para reposição e ampliação das equipes do Suas |
||
Ampliar a oferta de
capacitações levando em consideração a demanda dos municípios. |
Estado |
|
Reconhecer e regulamentar o
cargo de entrevistador social do Cadastro Único como categoria profissional
do SUAS. |
União |
|
3 |
Promover inclusão social: dando
continuidade ao Programa Jovem Aprendiz de forma continuada e ampliar número
de vagas. |
Município |
Promover a inclusão social por
meio de parceria com a Secretária Trabalho e Renda para criação de um
programa para empregabilidade de vagas afirmativas (60+, LGBTQIAP+, Pessoa em
Situação de Rua, pessoas com deficiência, etc). |
||
Ampliar e fortalecer as
capacitações e promoções para técnicos e gestores. |
Estado |
|
Ampliar a renda per capita para
solicitação de BPC. |
União |
|
4 |
Construir estratégias diversas
de comunicação, através de diferentes ferramentas e multilinguagens,
integradas à Secretaria de Comunicação da prefeitura, com o intuito de
aproximar os usuários dos serviços, programas, projetos e benefícios, além de
desmistificar mitos existentes em torno da Assistência Social. |
Município |
Criar Comissões Locais de
Assistência Social (CLAS) e garantir a sua execução com o apoio da Educação
Permanente. |
||
Criar um Fórum metropolitano de
discussão do SUAS com o objetivo de compartilhar experiências, potencialidades
e desafios. |
Estado |
|
Ampliar o alcance e
participação efetiva das pessoas com deficiência e idosos no acesso ao BPC e
benefícios previdenciários, através da mobilização do Conselho Nacional de
Assistência Social, visando ampliar o efetivo de servidores do INSS para que
haja atendimento presencial. |
União |
|
5 |
Elaborar projeto de lei a ser
enviado para o Gabinete do Prefeito visando articular junto com o poder
executivo e legislativo a aprovação de lei destinando percentual único de 5%
do orçamento para a Política de Assistência Social. |
Município |
Majorar nas peças orçamentárias
a construção e/ou aquisição de equipamentos próprios para a Política da
Assistência Social, garantindo o espaço físico necessários (mais salas para
atendimento, sala própria para atividades lúdicas de atendimento às crianças, salas para atividades
coletivas) em local de fácil acesso para a população, garantindo a
acessibilidade para pessoas com deficiência, em conformidade com as normativas
do Suas. Estabelecendo como prioridade a aquisição de um imóvel para a
Residência Inclusiva. |
||
Garantir o financiamento de 25% da arrecadação do FEM para
o Fundo Estadual de Assistência Social. |
Estado |
|
Proporcionar abertura de cofinanciamento para novos
serviços do Suas. |
União |
Tabela 8. Fonte: levantamento da
Secretaria Executiva CMAS-NL – dados da XI Conferência.
Conforme Regimento Interno da XI Conferência, foram
aprovadas como deliberações na Plenária Final as propostas que obtiveram maior
número de votos. A tabela 9 apresenta as demais propostas que foram votadas na
Plenária Final, enquanto recomendações para o município.
Recomendações - XI Conferência Municipal
de Assistência Social de Nova Lima |
|
Eixo |
Recomendações para o Município |
1 |
Criar fóruns territoriais para
articulação da rede socioassistencial garantindo a socialização dos serviços,
informações e educação popular, otimizando a articulação entre atores como
SubDH e SUBAS assim como os demais conselhos municipais visando a capacitação
continuada sobre temas relacionados aos Direitos Humanos, assistência, saúde,
educação entre outros, contemplando a participação dos usuários e
trabalhadores. |
Reestruturação do SAICA
possibilitando criação de Unidades Descentralizadas na Regional Noroeste,
visando a redistribuição das vagas para acolhidos, propondo ainda a criação
de Unidade República para jovens maiores de idade egressos do Serviço de
Acolhimento. |
|
Ampliação das equipes dos Serviços de Acolhimento
Institucional (SAICA e RI). |
|
2 |
Fomentar a criação e
continuidade de Fóruns Permanentes: Fórum de Trabalhadores, Fórum de
Entidades e Fórum de Usuários. |
Garantir a isonomia de salários
entre a execução direta e indireta. |
|
Garantir a isonomia de salários
entre os técnicos de nível superior da Administração. |
|
3 |
Transformar benefícios
eventuais em pecúnia. |
Criar formalmente um espaço de
diálogo intersetorial para técnicos e gestores periodicamente para
fortalecimento e integração dos serviços. |
|
Implementar ou fortalecer no
serviço a participação dos usuários no processo de planejamento e avaliação
de forma continuada. |
|
4 |
Fomentar a criação do Fórum
Permanente de Usuários e garantir educação permanente nesse espaço. |
Criar um grupo de mobilização social para apoiar os
serviços, com estratégias lúdicas e de educação popular, com o apoio da
educação permanente. |
|
5 |
Contratar consultoria para a
gestão com o objetivo de elaborar a previsão de custos para o financiamento
do Suas, compatibilizando os custos com os resultados previstos no Plano
Municipal de Assistência Social, para se gerenciar a eficácia e efetividade
dos programas, projetos, serviços e benefícios sociais. |
Ampliar o bolsa aluguel,
principalmente para a população de rua (ampliação tanto da quantidade de
vagas quanto do tempo de duração do benefício (ex.: 12 meses, prorrogável por
até 30 meses), revendo os critérios de ingresso (com critérios
diferenciados). |
|
Destinar o orçamento e recursos para
realização de concurso público, para ampliação do quantitativo de servidores
efetivos. |
Tabela 9. Fonte: levantamento da Secretaria
Executiva CMAS/NL – dados da XI Conferência.
Após aprovação das
deliberações e recomendações na Plenária Final foram apresentados os delegados
e conselheiros eleitos e, finalizando os trabalhos, a presidente fez a leitura
da moção que obteve 40 assinaturas, conforme estipulado pelo Regimento Interno.
A tabela 10 apresenta a moção aprovada na XI Conferência Municipal de
Assistência Social de Nova Lima.
Moção - XI Conferência Municipal de
Assistência Social de Nova Lima |
|
N° |
Moção |
1 |
Nós
delegados da XI Conferência Municipal de Nova Lima indicamos a esta Casa
Legislativa, bem como ao Poder Executivo deste município, a desaprovação do
Projeto Estadual de Construção do Terminal Rodoviário em nosso município, uma
vez que tal projeto afeta diretamente a vida de nossas famílias,
principalmente aquelas mais vulneráveis e que por meio de nossos
representantes, vereadores e prefeito, nossas vozes possam ser ouvidas. |
Tabela 10. Fonte: levantamento da
Secretaria Executiva CMAS/NL – dados da XI Conferência.
Finalizados os trabalhos, a presidente Letícia Fernandes Godinho agradeceu a todos os participantes e a todos que trabalharam na organização do evento. Foram respondidos 42 formulários de avaliação, cujos dados foram tabulados nas tabelas e gráficos a seguir.
Em 16 de julho de 2025 foi encaminhado o referido Relatório
para a Mesa Diretora do Conselho e Comissão Organizadora da XI Conferência da
Assistência Social, para que posteriormente seja apresentado e aprovado em
Plenária.
Nova
Lima, 16 de julho de 2025
Secretária Executiva do CMAS/NL
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