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Capacitação mandato 2016-2018

Começou hoje, 05/07/2016, o primeiro módulo da capacitação ofertada pelo Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Educação Permanente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social aos conselheiros do mandato 2016- 2018.

Para contribuir com o controle social e estreitar a articulação com os conselhos de direitos e entidades, a participação na capacitação foi aberta aos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), aos representantes das entidades socioassistenciais inscritas no CMAS-NL e aos candidatos à conselheiros, não eleitos.



A primeira aula contou com aproximadamente 30 participantes e teve como tema o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a garantia dos direitos socioassistenciais, sendo ministrada por Maria de Fátima Queiroz Ribeiro.

Fátima Queiroz* possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1983), mestrado em Ciências Sociais/ Gestão das Cidades - Puc Minas (2003) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Atualmente é professora adjunta do Centro Universitário UMA e Analista de Políticas Públicas da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH). Tem experiência atuando principalmente nos seguintes temas: assistência social, monitoramento e avaliação, terceiro setor, inclusão produtiva e políticas públicas. 


O Curso Introdução à Política de Assistência Social ocorrerá nas seguintes datas:

• 05/07 – O SUAS e a garantia dos direitos (Maria de Fátima)
• 20/07 - Entidades socioassistencias (José Crus)
• 03/08 – Controle Social (Débora Akerman)
• 16/08 – Vigilância socioassistencial (Débora Akerman) * horário: 13:30 às 17:30
• 31/08 – Gestão orçamentária e Financeira (José Crus)
• Dia 21/09 – Gestão do Financiamento (José Crus)

Horário: 8h às 12h
Local: SEMDS/Sala de reunião do Térreo (Av José Bernardos nº 200 - Bonfim Nova Lima)


Ministrarão os demais conteúdos do curso:

José Crus*, graduado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002) e Diretor de Gestão do SUAS do Governo Dilma, atualmente, Analista de Politicas Públicas da PBH. Possui vasta experiência com a Política de Assistência Social.

Deborah Akerman*, mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal de São João Del Rey. Especialista em gestão de assistência social pela Fundação João Pinheiro. Psicóloga pela Universidade Federal de Minas Gerais. Analista de Politicas Públicas da PBH. Trabalha atualmente na Fundação Educacional Caio Martins. Tem experiência em docência no curso de psicologia na PUC Minas, atuando com o controle social e com a Política de Assistência Social.




* Fonte: Currículo Lattes





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